A famosa marca de uísque Jack Daniel’s, pertencente à Brown-Forman, anunciou recentemente o fim de várias iniciativas ligadas à diversidade, equidade e inclusão (DEI), após pressão de Robby Starbuck, um influenciador conservador e ativista contra políticas “woke”. A notícia foi divulgada na quarta-feira (21), e Starbuck, que já expôs outras grandes marcas americanas, afirma ter sido a força motriz por trás dessa mudança.
Starbuck, conhecido por suas críticas ao que chama de “agenda social radical e de esquerda”, destacou em suas redes sociais que a empresa decidiu encerrar a participação no Índice de Igualdade Corporativa da Human Rights Campaign, além de desvincular metas e bônus de executivos e funcionários de objetivos relacionados ao DEI. Entre outras medidas, a empresa também cortou treinamentos que ele descreve como “woke” e eliminou metas quantitativas de diversidade na força de trabalho e entre fornecedores
Big news: The next company we were set to expose was @JackDaniels_US.
They must have been tipped off by us going through employee LinkedIn pages.
They just preemptively announced that they’ll be making these changes:
• Ending participation in the @HRC’s Corporate Equality… pic.twitter.com/0O1DkkIKrO
— Robby Starbuck (@robbystarbuck) August 22, 2024
.
Jack Daniel’s se junta a outras marcas icônicas dos Estados Unidos, como Harley-Davidson, John Deere e Tractor Supply Co., que, segundo Starbuck, também renunciaram a iniciativas semelhantes após pressão pública.