Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A família Moreira Salles, por meio da holding BWSA, anunciou nesta segunda-feira (10) que realizará uma oferta pública de aquisição (OPA) das ações da engarrafadora francesa Verallia que ainda não estão sob seu controle. A proposta é de 30 euros (cerca de R$ 189,14) por ação, o que avalia a companhia em 6,1 bilhões de euros (R$ 38,46 bilhões). As ações da Verallia subiram 4% no início do pregão, refletindo o impacto da notícia, e acumulam alta de aproximadamente 21% desde o início do ano, impulsionadas pelas negociações com os Moreira Salles.
A Verallia, que fabrica garrafas para bebidas como champanhe e conhaque, entre outras, tem sido alvo de interesse estratégico por parte da BW Gestão de Investimentos (BWGI), empresa ligada à BWSA. Em fevereiro, a BWGI já havia expressado interesse na compra da Verallia, na qual já possui uma participação de 28,8%. A avaliação de uma oferta pelo restante das ações foi condicionada aos resultados anuais da empresa.
De acordo com a BBC, a BWSA detém também participação significativa no Itaú Unibanco, no grupo Alpargatas (dono da Havaianas) e na Cambuhy Agrícola, produtora de laranja e cana-de-açúcar. Entre os integrantes da família Moreira Salles, destaca-se Walter Salles Júnior, diretor do premiado filme “Ainda Estou Aqui”, vencedor do Oscar de melhor filme internacional em 2024. Ele é filho de Walther Moreira Salles, falecido em 2001.
Recentemente, a Verallia divulgou lucro operacional (EBITDA ajustado) ligeiramente acima das expectativas do mercado para 2024 e indicou perspectivas de lucro semelhantes para 2025, com previsão de mais do que o dobro na geração de fluxo de caixa livre.
A BWGI informou que a oferta se encerrará no final do primeiro semestre e garantiu que não há planos para retirar a Verallia da Bolsa ou cortar empregos, enfatizando seu compromisso com a estabilidade da empresa. O setor de bebidas alcoólicas na França enfrenta desafios, como as tarifas impostas pela China sobre o conhaque e a desaceleração das vendas no país asiático, o que tem levado algumas empresas a considerar alternativas de engarrafamento, como a Hennessy, que pertence ao conglomerado LVMH.
A Verallia, que realiza grande parte de suas vendas na Europa, principalmente no setor de engarrafamento de conhaque, informou que criou um comitê ad hoc para avaliar a proposta e discutirá a oferta com a BWGI nas próximas semanas. O conselho de administração da empresa se reunirá para emitir seu parecer sobre a oferta, após análise de um relatório independente.
