terça-feira, 20 de abril de 2021

Você é a favor ou contra a PEC que trata da imunidade parlamentar?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/21 que trata da imunidade parlamentar dividiu opiniões. Há quem diga que a aprovação possa favorecer a impunidade no país. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que a proposta “não é a PEC da impunidade”.

“Quando se contrapõe à democracia, a ‘inviolabilidade” do mandato parlamentar não é absoluta, como bem demarcou o STF e, com 364 votos, a Câmara. Mas a inviolabilidade não foi revogada e sua autoria é dos mesmos que inscreveram as atribuições da Suprema Corte na mesma Constituição”, escreveu Lira. “Não sou a favor nem contra qualquer solução legislativa específica sobre a proteção do mandato, que não protege o parlamentar, mas a Democracia. Sou a favor, sim, que o Congresso faça sua autocrítica e defina um roteiro claro e preciso para o atual vácuo legal para lidar com situações desse tipo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (24) a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição 3/21, que restringe a prisão em flagrante de parlamentar somente se relacionada a crimes inafiançáveis listados na Constituição, como racismo e crimes hediondos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

O texto original da PEC também proíbe a prisão cautelar por decisão monocrática, ou seja, de um único ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), como ocorreu com o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), cuja prisão foi decretada inicialmente pelo ministro Alexandre de Moraes e referendada depois pelo Pleno da Corte.

Com a restrição imposta pela PEC, somente poderá haver prisão em flagrante nos casos mencionados explicitamente pela Constituição: racismo, crimes hediondos, tortura, tráfico de drogas, terrorismo e a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado democrático.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 4

A PEC também atualiza a Constituição com interpretação dada pelo STF de que o foro por prerrogativa de função (foro privilegiado) somente se refere a crimes cometidos durante o exercício do mandato e relacionados às funções parlamentares.

Dito isto, você é a favor ou contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da imunidade parlamentar? Responda à enquete:

 

Enquete finalizada.

Ultima atualização em 29/03/2021
Ultima atualização em 29/03/2021

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimos artigos