Gazeta Brasil - O que está acontecendo no Brasil e no Mundo agora.
Propaganda
  • Login
  • Registar
  • Assine Gazeta
  • Últimas
  • Política
  • Brasil
  • Economia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Loja
  • Login
  • Minha conta
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Gazeta Brasil - O que está acontecendo no Brasil e no Mundo agora.
  • Assine Gazeta
  • Últimas
  • Política
  • Brasil
  • Economia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Loja
  • Login
  • Minha conta
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Gazeta Brasil - O que está acontecendo no Brasil e no Mundo agora.
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Inicio Política

1×0 – Fachin mantém voto pela anulação das condenações de Lula

De Gazeta Brasil
abril 15, 2021
Dentro Política
Compartilhar via FacebookCompartilhar via TwitterSiga o Gazeta Brasil no Google News

Na tarde desta quinta-feira (15), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, reafirmou os argumentos de sua decisão de março e votou para manter anuladas as condenações de Lula (PT), rejeitando, assim, o recurso da Procuradoria-Geral da República.

Após o voto, o presidente do STF Luiz Fux suspendeu a sessão para um intervalo — na retomada, votará Kassio Nunes Marques.

Durante seu voto, Fachin reiterou que as vantagens indevidas recebidas pelo ex-presidente — reformas no triplex e no sítio — não têm relação direta e exclusiva com a Petrobras, critério para julgamento dos casos na 13ª Vara Federal de Curitiba, conforme precedentes fixados pelo Supremo.

“Restou demonstrado que as condutas ligadas ao paciente não foram direcionadas a contratos específicos, celebrados entre o grupo OAS e a Petrobras, constatação que, em cotejo com os já estudados precedentes do plenário e da Segunda Turma, impõem a mesma razão de decidir ao paciente, e propicia a conclusão, lógica e razoável, pela não configuração da conexão, que autorizaria no caso concreto, a fixação diversa da competência jurisdicional”, afirmou Fachin em sua decisão.

O ministro do STF manteve o entendimento de que todas as quatro ações de Lula na Lava Jato do Paraná — que incluem dois processos ligados ao Instituto Lula, ainda sem sentença — devem ser transferidas para a Justiça Federal de Brasília — onde tramitam processos sobre esquemas de corrupção ocorridos no governo de Lula em outros órgãos públicos e estatais.

“O ponto de intersecção entre os fatos narrados na denúncia e a causa atrativa da competência da 13ª Vara Federal é o pertencimento do grupo OAS ao cartel de empreiteiras que atuava de forma ilícita em contratações celebradas com a Petrobras, dentre outros órgãos públicos, sociedades de economia mista e empresas públicas”, afirmou.

“A denúncia não atribui específica e expressamente ao paciente uma relação de causa e efeito entre sua atuação como presidente da República e determinada contratação pelo grupo da OAS com a Petrobras, em decorrência da qual se tenha acertado o pagamento da vantagem indevida. Na estrutura delituosa delimitada pelo MP ao paciente, são atribuídas condutas condizentes com a figura central do imputado grupo como grupo criminoso organizado, com ampla atuação nos diversos órgãos pelos quais se espalharam as práticas ilícitas, sendo a Petrobras um deles”, disse depois.

Tags: anulaçãocondenaçõesFachinFachin anulação condenações LulalulaSTFSupremo
Postagem anterior

Após 6 décadas, família Castro deve deixar poder em Cuba

Próxima postagem

Bolsonaro sobre decisão de Cármen Lúcia: “Só Deus me tira da cadeira presidencial”

Próxima postagem

Bolsonaro sobre decisão de Cármen Lúcia: “Só Deus me tira da cadeira presidencial”

Propaganda
  • Minha conta
  • Expediente
  • Sobre Nós
  • Anuncie | Gazeta Brasil
  • Termos de uso
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Newslatter

© 2022 Todos os direitos reservadosGazeta Brasil

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Assine Gazeta
  • Últimas
  • Política
  • Brasil
  • Economia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Loja
  • Login
  • Minha conta

© 2022 Todos os direitos reservadosGazeta Brasil

Bem vindo de volta!

Faça login na conta

Senha esquecida? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha o formulário para se registrar

Todos os campos são necessários Conecte-se

Recupere sua senha

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conecte-se
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a navegar neste site, assumiremos que está de acordo com isso.Política de privacidade.