Política

Alvo de operação contra corrupção, Aziz também teve passaporte apreendido

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), pediu nesta quinta-feira (17) a a retenção do passaporte de Carlos Wizard diante do não comparecimento do empresário à comissão. Em 2019, a Justiça do Amazonas também determinou a retenção do passaporte de Omar Aziz e proibiu o senador de se ausentar do país.

Em 2019, a  Vertex, um desdobramento da Operação Maus Caminhos, que apura desvios milionários de recursos federais destinados a políticas de saúde no Amazonas, disse que a investigação coletou indícios “robustos” de crimes que teriam sido cometidos por Omar Aziz, que hoje preside a CPI da Covid, que investiga não só ações e possíveis omissões do governo federal e o colapso da saúde no Amazonas, mas possíveis irregularidades, fraudes e superfaturamentos em contratos e serviços feitos com recursos originados da União e enviados a estados e municípios.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

À época, a mulher do senador, Nejmi Aziz, e três irmãos dele (Murad Aziz, Mansour Aziz e Amin Aziz) também foram presos. Nejmi é vice-presidente do PSD do Amazonas e foi candidata a deputada estadual nas eleições de 2018, mas não se elegeu.

Após duas noites na prisão, uma liminar expedida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) concedeu a liberdade a Nejmi antes do vencimento do prazo da detenção temporária de cinco dias. No mesmo mês, a Justiça suspendeu a liminar e a parlamentar teve que cumprir o restante da prisão temporária. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os processos relativos à Operação Maus Caminhos se encontram suspensos até que se resolva a controvérsia sobre a competência entre as esferas estadual e federal. A ação tramita no TRF-1. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile