Política

Twitter e Google dizem ao STF que ordens de Alexandre de Moraes contra conservadores são ‘desproporcionais’ e podem configurar ‘censura prévia’

Foto: Divulgação

Em manifestações encaminhadas ao Supremo Tribunal Federal (STF), o Twitter e o Google, responsável pela plataforma de vídeos Youtube, afirmaram que as determinações do ministro Alexandre de Moraes para a retirada de perfis de conservadores do ar são desproporcionais e podem configurar censura prévia.

De acordo com a Folha de S. Paulo, as plataformas se pronunciaram no inquérito aberto a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar apoiadores do presidente envolvidos na organização dos atos de 7 de Setembro. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Alexandre de Moraes, ministro do STF, ordenou o bloqueio de contas às vésperas dos protestos.

Na manifestação enviada ao STF, o Twitter mencionou o Marco Civil da Internet e afirmou que seria necessário que Alexandre de Moraes dissesse de forma clara qual é o conteúdo ilícito veiculado pelo perfil em vez de solicitar a retirada dos perfis do ar:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Embora as operadoras do Twitter tenham dado cumprimento à ordem de bloqueio da conta indicada por vossa excelência, o Twitter Brasil respeitosamente entende que a medida pode se mostrar, data máxima venia, desproporcional, podendo configurar-se inclusive como exemplo de censura prévia”.

O argumento também foi usado pelo Google: “Ainda que o objetivo seja impedir eventuais incitações criminosas que poderiam vir a ocorrer, seria necessário apontar a ilicitude que justificaria a remoção de conteúdos já existentes”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A plataforma ainda afirmou que, ao transferir para a PGR e para a Polícia Federal a prerrogativa de decidir o que deveria ser removido, Moraes deixou de “atender o dispositivo [do Marco Civil da Internet] que exige a prévia apreciação do Poder Judiciário quanto à ilicitude do conteúdo“.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile