A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu retomar os trabalhos presenciais a partir do dia 25 de outubro. Será exigida a apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19.
Os integrantes da Mesa Diretora se reuniram na manhã desta terça-feira (19) na Residência Oficial da Câmara.
Inicialmente, os trabalhos presenciais seriam retomados em 18 de outubro, mas a data foi adiada. A Câmara instalou um sistema de deliberação remota no início da pandemia, em 2020, para evitar aglomerações na Casa.
Deputados passaram a poder participar das sessões e a votar por meio de seus celulares. O sistema não tem biometria e funciona por senha. Significa que, em tese, outra pessoa pode votar pelo deputado.
Durante a votação remota, comissões mistas para análise de medidas provisórias, por exemplo, não existiram. Deputados reclamavam que o sistema aumentava demasiadamente o poder do presidente da Casa e dos líderes de bancada.
Com a volta do sistema presencial, os deputados precisaram se identificar bom biometria em plenário para registrar seus votos.
A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu há pouco que os trabalhos presenciais serão retomados a partir da 2ª-feira, 25. Serão tomadas todas as medidas administrativas e sanitárias no retorno das atividades, entre elas, a apresentação da carteira de vacinação.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) October 19, 2021