Destaques

STF forma maioria para negar habeas corpus a Roberto Jefferson

Nesta quinta-feira (21), o plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para negar o pedido de habeas corpus solicitado pelo ex-deputado federal e presidente do PTB Roberto Jefferson.

O relator do caso Edson Fachin e os ministros Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli foram contra o habeas corpus. O ministro Alexandre de Moraes, relator de investigação contra Jefferson no STF, se declarou impedido de julgar.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fachin argumentou que “conforme anteriormente explicitado, não é cabível habeas corpus em hipóteses como a dos autos, em que se impugna decisão monocrática proferida por ministro desta Corte”. O entendimento foi seguido por Weber, Cármen, Lewandowski e Toffoli.

Os ministros Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Nunes Marques e Luiz Fux ainda não votaram. O julgamento se dá pelo plenário virtual do Supremo e prazo para registro dos votos termina nesta sexta-feira (22).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em 31 de agosto, Fachin rejeitou o pedido de habeas corpus de Jefferson. Segundo o ministro, “a via eleita não é adequada”, e o pedido é “manifestamente incabível”. A súmula 606 do STF diz que um ministro não pode conceder liberdade para alguém preso por outro ministro ou pela Corte.

Jefferson está preso no presídio de Bangu, no Rio de Janeiro, desde o mês de agosto após determinação de Alexandre de Moraes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele é acusado de participar de uma suposta milícia digital que realizou ataques às instituições democráticas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile