Política

Gilmar Mendes defende que não há necessidade de plebiscito para implementar semipresidencialismo no Brasil

Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, defendeu que não há necessidade de plebiscito, como o realizado em 1993, para seguir com a implementação do semipresidencialismo no Brasil. 

A declaração foi dada durante seminário promovido pelo site Jota, na segunda-feira (04), onde também teve a participação do presidente da Câmara, Arthur Lira, que também defende a proposta.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Gilmar deu a declaração ao comentar uma declaração de Lira que o Brasil já vive um presidencialismo de coalizão para conseguir governabilidade.

“Substancialmente o presidente seria mantido, portanto nós não estamos falando de emenda de parlamentarismo na versão anterior, acho que seria uma mera reforma que poderia ser chancelada nas eleições”, disse o decano do STF.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No evento, Lira defendeu que as eleições deste ano sirvam como uma espécie de “plebiscito branco” sobre o semipresidencialismo no Brasil, com a população podendo votar em parlamentares favoráveis ou não ao avanço da mudança no Congresso.

Na visão de Gilmar, o Brasil vive o maior período de estabilidade institucional, mas, mesmo assim, ele dá “sinais de instabilidade”, com dois impeachments nas últimas três décadas, por isso, é preciso repensar o sistema atual.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No entanto, ele acredita em um avanço do sistema a partir da questão do fundo eleitoral e da instituição da cláusula de barreira.

Para o ministro do STF o semipresidencialismo não é uma proposta contra ninguém, mas sim um juízo de constatação de que é preciso encontrar um novo modo de operação do sistema político.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile