Política

VÍDEO: Randolfe Rodrigues compara Lula a Nelson Mandela por ter indicado seu advogado

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Durante a sabatina do advogado pessoal do ex-presidente Lula (PT), Cristiano Zanin, o senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), líder do governo no Senado, fez uma comparação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e líder humanitário. 

“O presidente da República após um longo período na prisão nomeou o seu advogado para a Corte. Mas o presidente não era Lula, era Nelson Mandela. Teve a honra de ser indicado por Luiz Inácio Lula da Silva, a indicação lhe qualifica”, disse Randolfe durante sabatina do advogado Cristiano Zanin, indicado por Lula a uma vaga no STF. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Advogado de Lula desde 2013, Zanin se tornou o maior símbolo da ascensão e queda da Operação Lava Jato, mas no sentido inverso. Se durante anos amargou seguidas derrotas nos processos contra o petista, vendo o cliente ser preso e afastado das eleições de 2018, virou o jogo nos anos seguintes, revertendo as condenações e arquivando as mais de 20 ações e investigações que o alvejavam.

Durante todo esse período, Zanin manteve intacta a mesma linha de defesa: além de alegar a inocência de Lula, apontando falta de provas de que teria se beneficiado de desvios da Petrobras, questionou, de forma minuciosa e insistente, inúmeros atos processuais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Sobre Mandela

Nelson Mandela foi um líder político e principal símbolo da luta antiapartheid na África do Sul. Nasceu no dia 18 de julho de 1918 em Mvezo e faleceu no dia 5 de dezembro de 2013, em Joanesburgo.

Mandela participou do Congresso Nacional Africano (ANC) a partir dos anos 1940 e se envolveu em movimentos de resistência contra a política segregacionista do apartheid do governo sul-africano. Em 1962, foi preso e sentenciado à prisão perpétua por conspiração e outras acusações.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ficou preso por quase 27 anos, durante os quais se tornou um símbolo da luta contra a opressão. Em 1990, foi libertado da prisão e, em 1994, foi eleito como o primeiro presidente negro da África do Sul, após a queda do apartheid.

Mandela se tornou um ícone mundial da luta pela justiça e pela paz, recebendo mais de 250 prêmios e honrarias por seus esforços em favor da humanidade. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile