Neste sábado (14), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assumiu a liderança do P-20, um grupo composto pelos líderes dos parlamentos das 19 maiores economias globais e da União Europeia. A transmissão do cargo ocorreu durante a 9ª cúpula do P-20, realizada em Nova Déli, Índia.
Durante o evento, Lira agradeceu pela oportunidade: “Fui honrado em receber, em Nova Déli, a liderança do P-20, em nome do parlamento brasileiro. No próximo ano, sediaremos em Brasília os representantes do P-20, reforçando o diálogo entre os parlamentos do grupo.”
Em sua fala, o presidente da Câmara ressaltou que o Brasil repudia atos de violência e agressões militares, “sobretudo quando praticados contra civis indefesos e inocentes”. “Defendemos o diálogo e o entendimento para resolver situações controversas”, declarou.
Lira também reafirmou o posicionamento do Brasil em relação à crise ambiental. “Em especial, nossos Parlamentos devem ser vocais na reafirmação e implementação dos compromissos dos países desenvolvidos quanto ao financiamento da luta contra as mudanças climáticas”, disse.
O tom da fala de Lira seguiu o posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, por mais de uma vez, cobrou recursos dos países ricos para o combate à crise climática, já que o problema teria sido causado pelo mundo desenvolvido.
Na ocasião, Lira destacou ainda que a pauta verde é uma das “maiores prioridades” do Legislativo brasileiro. “O Parlamento do Brasil já provou que deseja e sabe fazer a diferença nas discussões sobre desenvolvimento sustentável”, elogiou.
Depois da Índia, Lira segue para a China, onde participará de uma série de reuniões com autoridades chinesas.