Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), passou por um pouso forçado na cidade de Santa Maria do Pará, no norte do estado, na noite desta quarta-feira (18), devido à fumaça que prejudicava o voo. O governador, que viajava de Irituia para São Caetano de Odivelas, onde participaria da inauguração da orla da cidade, relatou o imprevisto por meio de um vídeo divulgado em suas redes sociais.
De acordo com Helder Barbalho, o voo precisou realizar um pouso não programado por conta da fumaça na região.
Por volta das 19h de ontem, o governador estava a caminho de Castanhal e justificou sua ausência no evento de inauguração, lamentando não ter conseguido comparecer. Ele também pediu desculpas pelo ocorrido.
Na terça (17), o governo do Pará decretou situação de emergência devido ao aumento das queimadas e à seca que afetam o estado. A medida abrange todo o território paraense e leva em consideração a redução dos níveis dos rios, os impactos na agricultura e o abastecimento de água potável na região.
Barbalho destacou a gravidade do cenário, mencionando um aumento de 200% nos focos de queimadas em comparação ao mesmo período de 2023.
O estado conta com brigadistas, equipes, equipamentos e aeronaves atuando nas áreas mais críticas, especialmente em 15 municípios fortemente afetados.
Na manhã desta quinta (18), o governador deve viajar a Brasília para discutir novas ações de combate aos incêndios na Amazônia.