Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou a véspera de seu 79º aniversário pescando no lago do Palácio da Alvorada, onde, segundo ele, conseguiu pegar um tambaqui de 6 kg neste sábado (26). “Como eu não ganhei presente de aniversário, eu resolvi acordar hoje, sábado, e vim aqui no lago pescar. Esse peixe aqui é meu grande presente. Ele tá com 6 kg. Eu vou fazer ele assado na churrasqueira”, declarou Lula em um vídeo postado pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, em sua conta no Instagram.
Na legenda do post, Janja descreveu Lula como “melhor presidente e melhor pescador” e tranquilizou: “Calma, amor! Seu aniversário é amanhã, o presente vai chegar!”.
O petista disse que planeja preparar o peixe com maionese e servir para seus assessores e sua esposa. “Todo mundo vai comer um pedaço desse meu peixe aqui com maionese. É uma especialidade minha. Eu aprendi com um paraguaio, lá no Rio Paraguai, pescando. Eu sou um grande pescador lá no Rio Paraguaio”, compartilhou. Lula prometeu publicar um novo vídeo após a refeição.
Atualmente, Lula se recupera de um acidente doméstico ocorrido no último sábado (19), quando caiu em um banheiro do Palácio e bateu a cabeça. Em um boletim médico divulgado nesta sexta-feira (25), o Hospital Sírio-Libanês em Brasília informou que o presidente “está apto para exercer sua rotina de trabalho” e que uma nova avaliação ocorrerá em cinco dias.
Sob supervisão médica, Lula precisou cancelar compromissos desta semana. Ele não compareceu à 16ª Cúpula dos Brics na Rússia, participando do evento por videoconferência. No entanto, nesta semana, o presidente participou de seu primeiro evento público após o acidente, onde anunciou um acordo de reparação a atingidos pela tragédia de Mariana (MG).
Além disso, Lula não esteve presente em São Paulo neste sábado, o que o impediu de reforçar a campanha de Guilherme Boulos (PSOL) para a prefeitura da capital paulista. O presidente também deve estar ausente ao votar no segundo turno para a prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), sua cidade natal e domicílio eleitoral.