Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta terça-feira (11), revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando as intenções de voto para a eleição presidencial de 2026, com exceção de um cenário contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em um eventual segundo turno entre os dois, a disputa seria tecnicamente equilibrada, com Lula alcançando 45,7% das intenções de voto e Tarcísio 44,7%.
Nos cenários de primeiro turno simulados pela pesquisa, Lula se destacaria como o candidato mais forte, vencendo Tarcísio com 41,1% das intenções de voto, contra 26,2% do governador. Outros nomes que aparecem nas simulações com percentuais menores incluem Ronaldo Caiado (União Brasil), com 5,9%, e o cantor Gusttavo Lima, com 5,6%.
A pesquisa também simulou uma disputa com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), embora ele seja inelegível. Mesmo assim, em uma disputa hipotética, Lula seria o vencedor com 44% das intenções de voto contra 40,6% de Bolsonaro. Simone Tebet (MDB) surge com 4,9%, seguida por Ciro Gomes (PDT), com 4,5%.
Apesar de uma queda na aprovação do governo e do presidente, que registrou 45,9% de avaliação positiva em janeiro, Lula ainda mantém uma vantagem significativa nas simulações. A desaprovação do petista atingiu 51,4%, com 42% dos entrevistados avaliando seu governo de forma positiva.
Em uma comparação com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula é considerado melhor por 48,5% dos eleitores, enquanto 45,8% avaliam o governo Bolsonaro de forma positiva. Apenas 5,7% dos entrevistados acreditam que os governos de Lula e Bolsonaro foram “iguais”.
A pesquisa entrevistou 3.125 eleitores entre os dias 27 e 31 de janeiro, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
