Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O senador Humberto Costa (PT-PE) foi escolhido para assumir a presidência interina do Partido dos Trabalhadores (PT) após a posse de Gleisi Hoffmann (PR) na Secretaria de Relações Institucionais (SRI). A decisão, que será oficializada na próxima segunda-feira, teve o nome de Costa referendado pela ala majoritária do partido, a corrente Construindo um Novo Brasil (CNB).
Humberto Costa disse que sua principal responsabilidade será garantir que o processo de eleição interna do PT seja democrático e participativo. “A principal responsabilidade é tentar fazer com que esse processo de eleição interna se dê de forma democrática, seja um grande processo de mobilização nacional da nossa militância e dos nossos filiados, para fortalecer o partido para a disputa de 2026”, afirmou.
Costa assumirá a presidência interina até julho, quando as eleições internas ocorrerão. Sua eleição foi validada por videoconferência, e o senador acredita que sua confirmação definitiva no cargo será uma formalidade, dada a unanimidade da CNB em apoiar sua indicação. Ele ficará no comando do partido até o dia 6 de julho, quando um novo presidente será eleito, conforme o calendário do PT.
A reunião do diretório nacional para confirmar sua indicação está agendada para os próximos dias. Costa, que assume a função temporária com o objetivo de manter a estabilidade do partido, vislumbra um PT fortalecido para a próxima eleição presidencial de 2026.
