Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (8) que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre as respostas apresentadas pelos denunciados na investigação sobre uma possível tentativa de golpe de Estado. O prazo para a manifestação termina na próxima sexta-feira (14).
A PGR apresentou denúncia contra 34 pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-ministros e militares, sob acusações de organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição do estado democrático de direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
As defesas dos denunciados alegam que não tiveram acesso integral às provas, pedem a substituição do relator do caso e que o julgamento ocorra no plenário do STF, e não na Primeira Turma. Também contestam a legalidade da delação premiada do ex-ajudante de ordens Mauro Cid.
Segundo a PGR, as denúncias têm como base documentos, mensagens, planilhas e outros arquivos digitais que apontariam para a articulação de atos contra a ordem democrática. A manifestação do órgão será analisada pelo STF antes da decisão sobre o andamento do processo.
