Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, oficializou nesta terça-feira (1º) seu retorno ao Progressistas (PP), após ter sido eleito deputado federal pelo PL em 2022. A mudança partidária, articulada pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Progressistas, conta com o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
Em publicação no X (ex-Twitter), Ciro Nogueira expressou sua satisfação com a filiação de Derrite, agradecendo a Bolsonaro e Costa Neto pela “grandeza e generosidade” em liberarem o retorno do secretário ao Progressistas. “Hoje é dia de muita alegria para mim e para toda a família Progressistas. @derritesp vai voltar para nossa casa. Sou imensamente grato aos amigos @costanetopl @jairbolsonaro pelo ato de grandeza e generosidade ao liberarem o retorno do nosso querido Derrite ao Progressistas”, escreveu Nogueira.
A mudança de partido de Derrite é vista como um movimento estratégico para sua possível candidatura ao Senado em 2026, com o apoio de Bolsonaro. O secretário, que se destaca pela postura de “linha dura” na segurança pública de São Paulo, é um dos principais nomes da administração do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado do ex-presidente.
A filiação de Derrite ao Progressistas faz parte de uma estratégia para ampliar a presença da ala mais “radical” da direita no Senado. Com a renovação de 54 das 81 cadeiras da Casa Alta em 2026, o objetivo é facilitar a tramitação de pautas prioritárias para o grupo, como o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
