Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja da Silva, participaram nesta quinta-feira (15) do velório do ex-presidente do Uruguai, José Mujica, em Montevidéu. Após a cerimônia, Lula exaltou a trajetória política e pessoal de Mujica e afirmou que o uruguaio era “um ser humano superior”.
“O que é gratificante para nós seres humanos é que uma pessoa como Pepe Mujica não morre. Se foi o corpo dele, a carne dele se vai, mas as ideias que Pepe Mujica plantou em todos esses anos, inclusive a generosidade de um homem que passou 14 anos no cárcere, e que conseguiu sair para a liberdade sem nenhum ódio das pessoas que o aprisionaram, das pessoas que o torturaram. Isso é uma dádiva de Deus, que só é concedida a seres humanos superiores, e o Pepe Mujica é um ser humano superior. É uma pessoa que tem poucas no mundo com a similaridade, com a competência política, com a capacidade de falar, sobretudo com a juventude, como Pepe Mujica.
“Eu conheci na minha vida muita gente, muitos políticos, muita gente que eu gosto, muita gente que eu respeito, mas o Pepe era aquela figura especial. O Pepe era aquela figura mais carinhosa, aquela figura em que eu aprendi a respeitar, admirar e a seguir cada passo que o Pepe dava depois que ele assumiu a Presidência do Uruguai. Então não podia de deixar de vir me despedir dele e da esposa dele, que tanto quanto Pepe, é uma figura muito admirável.
“Eu saio daqui com muita tristeza porque nós tivemos nesses últimos 15 dias duas perdas irreparáveis: o papa Francisco, que era uma ser humano muito, muito, muito especial, com uma concepção humana muito grande, com uma generosidade acima da média da humanidade, e agora o Pepe Mujica o acompanha.
“E eu espero que os dois juntos, onde eles estiverem no céu, não deixem de olhar e consigam abençoar para que a humanidade seja melhor, para que a humanidade seja mais fraterna, para que a humanidade seja mais generosa, e que a política possa ser feita de forma mais digna, mais respeitosa e mais solidária. Por isso eu me vou agora para o Brasil tendo a certeza de que a minha vinda aqui foi dar um abraço numa das pessoas que eu aprendi a respeitar como poucas vezes eu respeitei alguém na minha vida. Um beijo para vocês”.
A comitiva brasileira incluiu ainda o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo; o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; os deputados federais Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Guilherme Boulos (PSOL-SP); e o senador Humberto Costa (PT-PE).
O velório, realizado no Palácio Legislativo, foi aberto ao público e reuniu milhares de uruguaios na quarta-feira (14). O corpo de Mujica será cremado, e as cinzas serão depositadas em uma cerimônia íntima na chácara onde ele vivia. O ex-presidente havia manifestado o desejo de ser enterrado ao lado de sua cadela Manuela, que morreu em 2018.