Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja neste sábado (11) para a Itália, onde participará do Fórum Mundial da Alimentação, em Roma, e se reunirá com o papa Leão 14 no Vaticano na segunda-feira (13). Esta será a primeira vez que o chefe do Executivo brasileiro encontrará o novo pontífice, o ex-cardeal Robert Prevost, desde o início de seu pontificado. Leão 14 é o primeiro papa norte-americano da história e sucedeu o papa Francisco, que faleceu em abril deste ano.
A visita de Lula ao Vaticano ocorre durante as comemorações dos 80 anos da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) e coincide com o período em que o Brasil foi retirado do Mapa da Fome. O embarque da comitiva presidencial está previsto para as 17h deste sábado, com retorno ao país no dia 18 de outubro.
Além do encontro com o papa, Lula participará da abertura do Fórum Mundial da Alimentação e será responsável pelo encerramento da 2ª Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza — grupo criado sob a presidência brasileira do G20.
Durante a viagem, o governo pretende discutir os desdobramentos da Declaração de Belém sobre Fome, documento que será apresentado oficialmente na COP30, marcada para novembro, em Belém (PA). A proposta estabelece diretrizes para acelerar os esforços internacionais de combate à fome e à pobreza, e já está sendo negociada com países parceiros da Aliança Global.
Segundo o governo federal, a expectativa é que a declaração seja aprovada durante a cúpula de líderes da COP30, reforçando o papel do Brasil na coordenação de ações globais voltadas à segurança alimentar e ao desenvolvimento sustentável.