Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Durante entrevista coletiva na Itália nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil não possui problemas com Israel, mas sim com o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu.
“O Brasil não tem problema com Israel, o Brasil tem problema é com Netanyahu. A hora que Netanyahu não for mais governo, não haverá nenhum problema entre o Brasil e Israel, que sempre tiveram uma relação muito boa”, disse Lula.
O comentário ocorre em meio a um histórico de tensões diplomáticas entre os dois líderes. Lula já havia feito críticas às ações do governo Netanyahu, e Israel chegou a declarar o presidente brasileiro “persona non grata”.
Sobre o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, mediado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Lula afirmou estar satisfeito com o início do processo de paz:
“Eu não sei se é definitivo ou não, mas eu estou feliz porque é um começo muito promissor. O fato do presidente Donald Trump ter ido ao parlamento em Israel, ter falado é muito importante. Eu espero que aqueles que ajudaram Israel na sua posição de virulência agora ajudem a ter uma paz definitiva”, declarou.
O presidente também destacou a posição de parte da comunidade judaica em relação ao conflito:
“Nós sabemos que o povo judeu não concordava em muita parte com aquela guerra”, disse Lula, mencionando a atuação de cidadãos que se opuseram à postura do primeiro-ministro israelense.
Além das declarações sobre política internacional, Lula participou da reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, promovida pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). O presidente também se encontrou com o papa Leão XIV no Vaticano, em sua primeira visita ao pontífice nesta segunda-feira.