Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na manhã desta quinta-feira (16) com bispos e parlamentares evangélicos no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro contou com a presença do advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, cotado para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) que será aberta com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.
Segundo participantes, a reunião teve caráter religioso e foi marcada por momentos de oração. “Estamos em um período um pouco conturbado com tudo o que está acontecendo e nós oramos pelo presidente”, afirmou o deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP), que participou do encontro ao lado dos bispos Primaz Manoel Ferreira e Samuel Ferreira, ambos da Assembleia de Deus de Madureira.
Madureira classificou a reunião como uma “visita de cortesia” e negou que o encontro tivesse relação com indicações ao STF ou com as eleições de 2026. “Não viemos pedir nada por ninguém”, disse o parlamentar.
Além de Messias e Madureira, participaram do encontro a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e líderes religiosos ligados à Assembleia de Deus. Segundo Gleisi, os bispos entregaram ao presidente uma Bíblia do Culto do Ministro e a edição de ouro do Centenário de Glória da Igreja Assembleia de Deus de Madureira.
“Os convidados entregaram ao presidente uma Bíblia e a edição de ouro do Centenário de Glória da Igreja Assembleia de Deus Madureira”, publicou Gleisi nas redes sociais, junto a uma foto do encontro.
Em suas redes, Lula também compartilhou registros do momento e destacou o caráter espiritual da reunião. “Recebi hoje em meu gabinete o bispo Samuel Ferreira, da Assembleia de Deus de Madureira, que estava acompanhado do deputado federal Cezinha Madureira. Um encontro especial, de emoção e fé, compartilhado com o advogado-geral da União, @jorgemessiasagu, e a ministra de Relações Institucionais, @gleisihofmann”, escreveu o presidente.
Na publicação, Lula comentou o diálogo com os líderes religiosos. “O pastor nos relatou o crescimento da igreja e o acolhimento aos fiéis. Pude reiterar a relação de respeito que tenho pela Assembleia de Deus e o relevante trabalho espiritual e social promovido pela igreja. Um trabalho pautado em valores cristãos que também mobilizam as ações do nosso governo: respeito, fraternidade, comunhão e apoio às famílias”, afirmou.
O presidente também agradeceu pelos presentes recebidos e pelas orações. “Recebi com muito carinho os presentes que me trouxeram: a Bíblia do Culto do Ministro e a edição de ouro do Centenário de Glória da Igreja. Obrigado também pela oração em minha proteção e também do nosso querido Brasil”, escreveu.
Recebi hoje em meu gabinete o bispo Samuel Ferreira, da Assembleia de Deus de Madureira, que estava acompanhado do deputado federal Cezinha Madureira.
Um encontro especial, de emoção e fé, compartilhado com o advogado geral da União, @jorgemessiasagu e a ministra de Relações… pic.twitter.com/ByEyH5Oj97
— Lula (@LulaOficial) October 16, 2025
A presença de Jorge Messias na reunião reforçou sua visibilidade dentro do governo, embora o presidente ainda não tenha feito anúncio sobre o nome que indicará ao STF. Messias, que é evangélico, ocupa um cargo tradicionalmente visto como trampolim para o Supremo e mantém relação de confiança com Lula.
Nos últimos meses, o presidente tem buscado aproximação com diferentes lideranças religiosas, tanto evangélicas quanto católicas. Recentemente, Lula também se reuniu com o Papa Leão XIV durante visita ao Vaticano, em gesto visto como parte de uma estratégia para ampliar sua base de diálogo com grupos de fé.