Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (27), em coletiva de imprensa na Malásia, que o ex-presidente Jair Bolsonaro é parte do passado da política brasileira. O comentário foi feito após encontro com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizado no domingo (26).
Segundo Lula, o líder norte-americano vai perceber “que Bolsonaro não era nada”. Durante a coletiva, o petista detalhou a conversa:
“Disse para ele que o julgamento foi um julgamento muito sério, com provas muito contundentes. Foram julgados com direito de defesa, que eu disse não ter recebido quando fui processado, e mencionou que foi descoberto um plano para matá-lo, assassinar o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o ministro do STF Alexandre de Moraes. Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão. E ele [Trump] sabe que rei morto, rei posto. Ele sabe. O Bolsonaro faz parte do passado da política brasileira. E eu ainda disse para ele: ‘Com três reuniões que você fizer comigo, você vai perceber que o Bolsonaro era nada, praticamente’”.
O encontro entre Lula e Trump terminou sem que o ex-presidente norte-americano anunciasse a revogação das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos. O republicano, porém, aceitou discutir uma possível revisão das taxas.
Durante a reunião, Trump elogiou Bolsonaro e disse que se sente “sinto muito mal pelo que aconteceu” ao ex-presidente. Lula afirmou que explicou a Trump que Bolsonaro teve um julgamento justo, mas que o republicano não reagiu ao comentário.