Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS realiza nesta terça-feira (28) os depoimentos de duas testemunhas-chave na investigação de fraudes que afetaram aposentados e pensionistas. Serão ouvidos o empresário Domingos Sávio de Castro e o piloto Henrique Traugott Binder Galvão.
Segundo o relator da comissão, senador Alfredo Gaspar (União-AL), as firmas de Castro e de outras pessoas investigadas atuavam em um esquema ligado a call centers que envolvia desde o cadastro de beneficiários até o controle de denúncias e reclamações no INSS.
Castro, que é sócio e ex-sócio de diversas empresas, é apontado como responsável pelo repasse de mais de R$ 2 milhões a Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. Ele também teria recebido R$ 540,5 mil da Associação Brasileira dos Contribuintes do Regime Geral da Previdência Social (Abrasprev) e atuado como procurador da Associação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas da Nação (Abapen). Entre suas empresas estão a DM&H Assessoria Empresarial e Corretora de Seguros LTDA. e a ACDS Call Center, ligada ao Careca do INSS.
Já o piloto Henrique Traugott Binder Galvão será ouvido sobre sua atuação em aeronaves vinculadas a Silas da Costa Vaz, ligado à Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer). Segundo o relator, Galvão pode fornecer informações relevantes sobre quem utilizava essas aeronaves, auxiliando a comissão a identificar possíveis conexões com as práticas fraudulentas que prejudicaram milhões de beneficiários do INSS.
A oitiva está marcada para as 9 horas, no plenário 2 da Ala Nilo Coelho, no Senado.