O governador de São Paulo João Doria pressionou pela divulgação dos dados de eficácia de 78% e 100% anunciado no último dia 7 de janeiro os resultados dos testes de eficácia da CoronaVac, a vacina da farmacêutica chinesa Sinovac que está sendo desenvolvida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan. A informação é do colunista Lauro Jardim, do jornal o Globo.
Na última quinta, havia sido divulgada apenas a eficácia de 78% para casos leves e 100% para moderados e graves. Essa divulgação em dois momentos gerou desconfiança desnecessária a um imunizante que se mostra seguro e eficaz.
O jornalista do jornal Globo definiu esse anúncio como um “erro crasso de comunicação” por parte da gestão tucana gerado pela pressão de Doria.
Ainda de acordo com o colunista, Doria estava incomodado com as críticas relativas aos vários adiamentos na divulgação desses dados, prometidos pelo governo de São Paulo inicialmente para dezembro. E ordenou que se divulgassem os dados que estavam consolidados até aquele momento.
Ontem, o Instituto Butantan registrou 50,38% de eficácia global nos testes realizados no Brasil.