O governo federal entregou nesta segunda-feira (29) 108 viaturas aos estados e Distrito Federal. Os veículos serão destinados às Ouvidorias do SUSP e também aos centros de reabilitação e atenção aos profissionais de segurança pública locais.

As chaves foram entregues pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, em ato realizado hoje, em Brasília (DF).

As unidades das Ouvidorias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal também foram contempladas com 27 veículos.

Investimento – Para a aquisição dos veículos, o MJSP destinou R$ 6,8 milhões para o fortalecimento das Ouvidorias e do Pró-Vida. Ainda este ano, cerca de R$ 245 milhões serão investidos no Programa Pró-Vida. Instituído pela Lei nº 13.675 que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública, o Pró-Vida tem, entre seus objetivos, a elaboração, a implementação, o apoio e o monitoramento de projetos de atenção psicossocial, saúde e segurança no trabalho dos profissionais de segurança pública e defesa social.

“São profissionais submetidos à tensão e situações extremas, com risco de perder a própria vida. Portanto, demandam uma atenção especial e precisam estar bem. Nosso papel é ajudá-los, também, a sair de situação de vulnerabilidade. ”, disse.

“Reconhecemos o esforço do MJSP na busca do cumprimento das diretrizes do SUSP que tem, entre seus objetivos, a busca da valorização dos servidores policiais”, disse o secretário-executivo de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, ao receber as chaves dos veículos do tipo SUV. Ele esteve na cerimônia representando os secretários de segurança pública e de defesa social de todas as unidades da federação.