sábado, 27 de fevereiro de 2021

Juiz volta a suspender decreto de Kalil que fecha parte do comércio de BH

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

Por meio de liminar, a Justiça de Belo Horizonte (BH) determinou a suspensão do decreto da prefeitura, comandada por Alexandre Kalil, que suspende os alvarás de estabelecimentos considerados não-essenciais na capital mineira. 

A decisão é do juiz Wauner Batista e atende a um pedido do Sindprom-MG (Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos de Minas Gerais).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

Wauner Batista fixou em 4 de fevereiro, a data para reabertura do comércio na capital mineira.  O juiz questiona a decisão da prefeitura de determinar o fechamento de parte do comércio por meio de um decreto.

Para isso, cita o artigo 5º da Constituição, que diz que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

A decisão de Batista suspende os efeitos do decreto 17.523/2021, que passou a valer em 11 de janeiro no município, e proíbe a Prefeitura de Belo Horizonte de realizar qualquer ato “que imponha o fechamento do comércio”. O decreto gerou protestos por parte de representantes do comércio e empresários. 

O juiz Wauner Batista ainda notificou a Câmara de Belo Horizonte para que ela possa começar a discutir o assunto e elaborar uma lei, que pode ser regulamentada pela prefeitura, e que preveja a possibilidade de fechamento do comércio devido ao aumento de casos de covid-19 no município. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 4

A prefeitura informou que já recorreu da decisão. 

O juiz é o mesmo que havia acatado um pedido do deputado estadual Bruno Engler (PRTB) para suspender a decisão da prefeitura. Na decisão, ele acatou o argumento de que o comércio deveria poder voltar a abrir a partir de 29 de janeiro. Alexandre Kalil (PSD) recorreu da decisão, que foi derrubada pela desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Áurea Brasil. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Últimos artigos