Mesmo preso em Bangu, o ex-governador do Rio, Sergio Cabral decidiu “participar” das eleições municipais da capital fluminense em 2020. Nos últimos dias, um perfil do Instagram ligado a ele publicou imagens ao lado de três ex-aliados: Benedita da Silva (PT), Delegada Martha Rocha (PDT) e Eduardo Paes (DEM) – todos são candidatos à prefeitura da capital fluminense neste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As fotos foram postadas no perfil “Cabral Fatos e Ideias”, que tinha 1.094 seguidores até a manhã desta segunda-feira (28). A conta é administrada por um filho e pelos advogados do ex-governador, condenado a mais de 300 anos graças à Lava Jato e preso desde 2016. A informação foi publicada inicialmente pela Veja e confirmada pelo R7.

Os três candidatos citados não querem aproximação com Cabral, já que isso poderia respingar nas urnas em novembro.

Página fez publicações com imagens de Cabral e Eduardo Paes
Foto: Reprodução/Instagram

Uma das publicações do perfil, na última quarta-feira (23), mostrava imagens de Cabral e Paes na posse do ex-prefeito do Rio, em 2009, no Palácio da Cidade, com o seguinte texto: “Eduardo Paes toma posse como prefeito e dedica a Sérgio Cabral sua vitória nas urnas”.

Há pouco mais de 20 dias, outra publicação com Eduardo Paes: a divulgação do lançamento do projeto Orla Digital, do governo de Cabral, que previa wi-fi gratuito à população fluminense. Na imagem, os então prefeito e governador aparecem juntos, sorrindo, diante de computadores.

A deputada estadual Martha Rocha, do PDT, também teve fotos publicadas no perfil. Na tarde deste domingo, a conta publicou a imagem da inauguração de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), em Cerro Corá. A deputada, que também é candidata a governar a cidade, também é citada em uma outra publicação de Cabral, sobre a inauguração de uma delegacia no Rio, publicada no início deste mês.

Martha Rocha também foi citada mais de uma vez no perfil

Também no dia 3 de setembro, há uma publicação de apoio e solidariedade a Benedita da Silva, candidata do PT à gestão municipal da capital fluminense. O perfil republicou uma foto do perfil de Benedita, e ainda se posicionou sobre pautas contra o racismo. “Neste momento, não basta ser contrário ao racismo. É preciso fazer mais. É imperativo colocar o enfrentamento do racismo no centro da vida política brasileira; defender e fortalecer políticas afirmativas”, escreveu, em citação a uma fala de Oscar Vilhena, Professor e Advogado.