fbpx
domingo, 29 de novembro de 2020

Tribunal Especial do 2º impeachment de Carlos Moisés é instalado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Tribunal Especial responsável pela análise do 2º processo de impeachment contra o governador afastado de Santa Catarina Carlos Moisés (PSL) foi instalado na manhã desta sexta-feira (30).

Esse 2º pedido de impeachment se baseia na suspeita de irregularidades na compra de 200 respiradores, sem licitação, por R$ 33 milhões de um ‘puteiro’ no Rio de Janeiro. O governo de SC pagou o valor antecipadamente e sem garantia de entrega. Há, ainda, indícios de ilegalidades na tentativa de contratação de um hospital de campanha em Itajaí.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a sessão, o sorteio definiu a desembargadora Rosane Portela Wolff como relatora do processo contra Carlos Moisés. Integram o tribunal misto, ainda, os magistrados Luiz Zanelato, Sônia Maria Schmitz, Luiz Antônio Fornerolli e Roberto Lucas Pacheco, além dos deputados Valdir Cobalchini, Fabiano da Luz, José Milton Scheffer e Marcos Vieira.

No fim de semana, outro Tribunal Especial decidiu, por seis votos a quatro, afastar Carlos Moisés do cargo de governador pelo prazo de 180 dias. Neste caso, ele responde pela concessão de reajuste que visava a equiparação dos salários dos procuradores do estado com as remunerações dos procuradores do Legislativo. No lugar de Moisés, assumiu a vice, Daniela Reinehr.

Entenda o caso dos respiradores comprados em um puteiro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 26 de março, o governo de Santa Catarina comprou 200 respiradores. Cada aparelho custou R$ 165 mil, valor pelo menos 65% mais caro do que os adquiridos pela União durante a pandemia.

Sem licitação, a proposta escolhida foi da Veigamed, com sede no Rio de Janeiro (RJ). No site da empresa, os respiradores não fazem parte da lista de produtos. No entanto, de acordo com a proposta, o modelo oferecido é o medical c35.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao pesquisar o CNPJ da companhia, segundo dados do governo catarinense, a empresa se localiza na Rua Antônio Felix, nº 679, em uma “casa simples” no município de Nilópolis, diferente do prédio que aparece no site da Veigamed. O jornal The Intercept Brasil ligou no telefone presente no cadastro da Receita Federal e foi informado que o local correspondia a uma “casa de massagem”, ou seja, um ‘puteiro’.

Na terça-feira (27) de setembro, a Polícia Federal (PF) afirmou que não encontrou elementos para incriminar o governador afastado de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), na compra dos respiradores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Últimos artigos

Xi Jinping proibiu os médicos de Wuhan de falar sobre o início do coronavírus: a lei que prevê sentenças de morte

Infobae - Xi Jinping pretende - mais uma vez - amordaçar os médicos que estavam no início do surto do coronavírus em Wuhan, no...

Sem citar falha no supercomputador, Barroso pede que eleitores votem “com segurança” 

Em pronunciamento na noite deste sábado (28), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), Luís Roberto Barroso, pediu que os brasileiros "não deixem de votar"...

Milhares de franceses saem às ruas para protestar contra Lei de Segurança

RFI - Ao menos 70 cidades francesas realizaram manifestações neste sábado (28) para protestar contra o controverso projeto de lei sobre a chamada "segurança...

Bolsonaro vai à comemoração de aniversário de ministro Rogério Marinho

O presidente Jair Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada neste sábado (28) para ir à comemoração de aniversário do ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional. A...

Comandante do Exército fratura o fêmur ao cair de cavalo

O comandante do Exército, general Edson Pujol, sofreu um acidente neste sábado (28) enquanto praticava equitação no Regimento Dragões da Independência, em Brasília. Ele...