Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um novo estudo publicado no Journal of the American Heart Association (JAHA) revelou que homens apresentam taxa de mortalidade superior ao dobro da observada em mulheres pela síndrome do coração partido, condição cardíaca causada por estresse físico ou emocional.
Conhecida formalmente como cardiomiopatia de Takotsubo, a síndrome do coração partido pode simular sintomas de um ataque cardíaco, como dores súbitas no peito e falta de ar. Embora a condição seja mais comum em mulheres, conforme informações da Mayo Clinic, o estudo analisou dados de 200 mil adultos hospitalizados nos Estados Unidos entre 2016 e 2020 e constatou que cerca de 11% dos homens morreram em decorrência da doença, contra aproximadamente 5% das mulheres.
Os pesquisadores indicam que a diferença nos desfechos pode estar relacionada aos fatores que desencadeiam a síndrome. Nos homens, o estresse físico, como AVC ou cirurgia, costuma ser o principal gatilho, enquanto nas mulheres, o estresse emocional — como a perda de um ente querido — é mais frequente.
Além disso, a pesquisa sugere que homens enfrentam maior dificuldade para se recuperar, em parte devido ao menor suporte social para lidar com o estresse, conforme dados do Pew Research Center.
