Últimas Notícias

Avião sai da rota após piloto e copiloto dormirem no voo

Um avião da Batik Air na Indonésia se desviou de sua rota de voo após o piloto e o copiloto dormirem por quase meia hora.

O incidente, que aconteceu em janeiro, colocou os 153 passageiros a bordo em risco de desastre fatal. Enquanto cochilaram na cabine, a aeronave se afastou do trajeto planejado, o que poderia ter causado uma colisão com outras aeronaves.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Manter o avião na rota correta é vital, pois o caminho é cuidadosamente mapeado pelos controladores de tráfego aéreo para garantir a segurança do voo. A aeronave acidentada viajava de Sulawesi do Sudeste para a capital, Jacarta.

Segundo relatos da imprensa local, um dos pilotos não havia descansado o suficiente na noite anterior ao voo. Cerca de meia hora após a decolagem, o capitão pediu permissão ao copiloto para descansar um pouco, e este concordou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O copiloto assumiu o comando da aeronave, mas também acabou adormecendo. Minutos após a última transmissão registrada pelo copiloto, o centro de controle de área de Jacarta tentou contato com o avião, mas não obteve resposta.

Vinte e oito minutos depois da última comunicação, o piloto acordou, percebeu que o copiloto estava dormindo e que o avião não estava na rota correta. Ele imediatamente acordou seu colega, respondeu aos chamados de Jacarta e corrigiu a rota de voo, de acordo com o relatório.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O incidente resultou em uma série de erros de navegação, mas, felizmente, os 153 passageiros e quatro comissários de bordo do Airbus A320 permaneceram ilesos durante o voo de duas horas e 35 minutos.

O Ministério dos Transportes da Indonésia “repreendeu severamente” a Batik Air pelo incidente, disse a diretora-geral de transporte aéreo, M. Kristi Endah Murni. Ela cobrou das companhias aéreas que prestem mais atenção ao tempo de descanso de suas tripulações.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Conduziremos uma investigação e revisão da operação de voos noturnos na Indonésia relacionada à Gestão de Risco de Fadiga para a Batik Air e todas as operadoras de voo”, disse Kristi em um comunicado.

A Batik Air, por sua vez, afirmou em nota no sábado que “opera com uma política de descanso adequada” e que está “comprometida em implementar todas as recomendações de segurança”. A companhia aérea também informou que os pilotos envolvidos no incidente de 25 de janeiro foram temporariamente suspensos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Apesar do susto, o avião pousou com segurança após o incidente. Os investigadores não revelaram a identidade dos pilotos, mas informaram que ambos são indonésios com 32 e 28 anos de idade. O Ministério dos Transportes da Indonésia anunciou que abrirá uma investigação sobre a companhia aérea.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile