Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Quatro mulheres foragidas dos ataques de 8 de Janeiro foram detidas pela polícia de imigração dos Estados Unidos (ICE) ao tentarem entrar ilegalmente no país. A informação foi confirmada pela ICE ao UOL. As detidas aguardam a deportação para o Brasil.
Ainda conforme o veículo, entre as mulheres, três são condenadas por crimes relacionados ao 8 de Janeiro, incluindo tentativa de golpe de Estado, e uma possui mandados de prisão ativos no Brasil. Elas estão detidas nos EUA há mais de 50 dias.
As fugitivas faziam parte de um grupo maior de militantes que deixou o Brasil no primeiro semestre de 2024 e buscou refúgio na Argentina. Com pedidos de extradição do STF, elas fugiram para os EUA, buscando asilo político no governo de Donald Trump, aliado de Jair Bolsonaro.
As detidas são Raquel Souza Lopes (detida no Texas em 12 de janeiro), Rosana Maciel Gomes, Michely Paiva Alves e Cristiane da Silva (detidas no Texas em 21 de janeiro).
A prisão do trio ocorreu um dia após Trump prometer políticas rígidas de imigração, com “deportações em massa de imigrantes ilegais”.
