Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Ao menos sete ônibus foram tomados e usados como barricadas por criminosos em dois pontos distintos da Zona Norte do Rio, na manhã desta quinta-feira (11), durante operações da Polícia Militar no Complexo da Maré e na região da Pavuna.
Na comunidade da Maré, onde a PM deflagrou uma operação nas primeiras horas do dia, bandidos obrigaram o motorista de um coletivo da linha 919 (Pavuna-Bonsucesso) a atravessar o veículo na Linha Amarela, bloqueando a via por alguns minutos. Segundo a porta-voz da PM, tenente-coronel Cláudia Morais, a tentativa de tomar o ônibus foi frustrada e o veículo seguiu viagem. “É a estratégia de desviar o foco da operação policial”, afirmou.
Já na Pavuna, após confronto com traficantes nos acessos ao Morro do Chapadão, seis ônibus foram tomados e usados para interromper o tráfego. Os coletivos pertenciam às linhas 669, 779, SR399 e 793. De acordo com a PM, dois criminosos foram baleados e dois fuzis apreendidos durante a troca de tiros. “Tivemos um intenso confronto com os criminosos. Houve também essa estratégia de criar o caos e desviar a atenção da polícia”, relatou a tenente-coronel.
As ações resultaram em impactos significativos na rotina da população. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, duas unidades escolares foram diretamente afetadas pelas ocorrências. Além disso, outras 42 escolas municipais suspenderam as atividades por conta das operações, e seis unidades interromperam o atendimento por questões de segurança.
A Polícia Militar informou que a operação na Maré teve como alvo as comunidades da Vila do Pinheiro, Vila do João, Morro do Timbau, Nova Maré, Baixa do Sapateiro, Salsa e Merengue e Conjunto Esperança. O objetivo era reprimir o tráfico de drogas e o roubo de veículos na região. Participaram da ação agentes do Comando de Operações Especiais (COE), do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e do 22º BPM (Maré).
Segundo o consórcio Rio Ônibus, este já é o 49º registro de ônibus tomados por criminosos no Rio somente em 2025.
A PM afirmou que as vias afetadas já foram desobstruídas, mas pede que a população mantenha a atenção e evite circular por áreas de risco.
