Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Fundação Pró-Sangue de São Paulo emitiu um alerta urgente neste domingo (20) sobre a escassez crítica de bolsas de sangue, especialmente do tipo O negativo, cujo estoque está completamente zerado. A situação ameaça a realização de cirurgias nos próximos dias, caso não haja reposição imediata.
Diante do cenário, três postos estarão abertos nesta segunda-feira (21) para receber doações: Posto Clínicas, Posto Mandaqui e Posto Regional de Osasco. A fundação também informou que os tipos O positivo e B negativo estão em níveis alarmantes.
Vinculada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da USP, a Fundação Pró-Sangue é referência nacional e internacional em hemoterapia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Requisitos para doar:
-
Estar em boas condições de saúde;
-
Ter entre 16 e 69 anos (menores precisam de autorização);
-
Pesar mais de 50 kg;
-
Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4h que antecedem a doação);
-
Evitar bebidas alcoólicas 12h antes;
-
Apresentar documento oficial com foto;
-
Em caso de gripe ou resfriado, aguardar ao menos uma semana.
Endereços dos postos:
-
Posto Clínicas: Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar, Cerqueira César, SP
-
Posto Mandaqui: Rua Voluntários da Pátria, 4.227, Mandaqui, SP
-
Posto Regional de Osasco: Rua Ari Barroso, 355, Presidente Altino, Osasco, SP
-
(Outros postos como Barueri e Dante Pazzanese não abrirão nesta segunda)
Serviço:
Mais informações estão disponíveis no site www.prosangue.sp.gov.br, pelo telefone (11) 4573-7800, WhatsApp (11) 9-9152-7653 ou e-mail faleconosco@prosangue.sp.gov.br.
