Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma forte massa de ar frio de origem polar provocou a primeira ocorrência de neve no Brasil em 2025. O fenômeno foi registrado no amanhecer desta quinta-feira (29) em municípios da região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e em áreas da serra catarinense, segundo a MetSul Meteorologia. (Vídeo no final da matéria).
No Rio Grande do Sul, a neve caiu em cidades como São José dos Ausentes, Bom Jesus e Cambará do Sul — localidades com altitudes entre 1.000 e 1.200 metros, o que favorece a ocorrência do fenômeno. Já em Santa Catarina, os flocos foram vistos em Urupema e São Joaquim, no Planalto Sul.
De acordo com a MetSul, as temperaturas chegaram perto de 0ºC nas áreas mais elevadas de Santa Catarina no início da manhã. As condições seguem favoráveis à ocorrência de neve nas próximas horas, e não está descartada a possibilidade de pancadas isoladas mais intensas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou que a frente fria, associada à formação de um ciclone extratropical no oceano próximo ao Rio Grande do Sul, também provocou chuva e aumentou o risco de geadas em várias regiões do Sul do país. O órgão já havia alertado para a chance de neve entre a noite de quarta (28) e a manhã desta quinta.
✅️ TRÂNSITO REESTABELECIDO NA SERRA DO RIO DO RASTRO!
A rodovia precisou ser interditada na manhã desta quarta-feira, 29, por questões de segurança viária, relacionada à neve na pista.
Entretanto, com o término do fenômeno climático, o trânsito já foi reestabelecido no local. pic.twitter.com/zZVcsqWUM2
— POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA (@pmscrodoviaria) May 29, 2025
