Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O período que marca o fim da fase reprodutiva na vida de uma mulher é frequentemente chamado de “menopausa”, mas, na realidade, esta é apenas uma das três etapas de uma transição natural e complexa. Para esclarecer os estágios desse processo, o veículo Healthline consultou a Dra. Shilpa Amin, MD, CAQ, FAAFP.
As três fases são: perimenopausa, menopausa e pós-menopausa.
Perimenopausa: A Transição que Pode Durar Anos
O estágio inicial, ou transição para a menopausa, é chamado de perimenopausa. A maioria das mulheres começa a notar as mudanças entre os 45 e 55 anos.
A duração desse período é altamente variável, podendo durar de poucos meses a até 8 anos – sendo a média de 6 anos. Fatores como histórico familiar de menopausa precoce, tabagismo, cirurgias ginecológicas (histerectomia ou ooforectomia) e tratamentos contra o câncer podem influenciar o tempo da perimenopausa.
Como Identificar a Perimenopausa?
Durante a perimenopausa, os níveis de estrogênio e progesterona flutuam, levando a mudanças notáveis no ciclo menstrual. Os períodos se tornam irregulares e infrequentes, podendo haver sangramento intenso ou leve, ou sangramentos de escape entre os ciclos.
Os sintomas associados à perimenopausa incluem:
- Ondas de calor e suores noturnos.
- Dificuldade para dormir.
- Dores nas articulações e músculos.
- Alterações de humor, irritabilidade e dificuldade de concentração.
- Sintomas vaginais (secura, queimação, coceira) e sexo doloroso, que fazem parte da Síndrome Geniturinária da Menopausa.
Menopausa e Pós-Menopausa
Atingir a menopausa é um marco definido: ela ocorre após 12 meses consecutivos sem menstruar. Neste ponto, os ovários cessam a produção de estrogênio e a liberação de óvulos. Nos Estados Unidos, a idade média para a menopausa é 52 anos.
A menopausa marca o fim definitivo dos anos reprodutivos. A partir desse momento, a mulher entra na pós-menopausa, um estágio que dura o resto da vida.
Cuidados na Pós-Menopausa
Os sintomas da perimenopausa podem, em alguns casos, continuar durante a pós-menopausa. Além disso, a queda hormonal está associada a mudanças metabólicas e a um maior risco de complicações de saúde:
- Doenças cardíacas.
- Baixa densidade óssea (osteopenia e osteoporose), aumentando o risco de quedas.
- Problemas de saúde mental e alterações de humor.
- Infecções geniturinárias.
Outras mudanças esperadas incluem ganho de peso e aumento da gordura abdominal, devido à alteração no metabolismo. A Dra. Amin reforça a importância de assumir o controle da saúde à medida que a mulher se aproxima e entra na menopausa.