Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um avião monomotor de pequeno porte caiu sobre uma casa no Setor Santos Dumont, em Goiânia, nesta segunda-feira (13), causando desespero entre os moradores da região. Ivone dos Santos, que foi a segunda pessoa a chegar ao local, ajudou a socorrer a moradora da residência atingida.
Um avião monomotor de pequeno porte caiu sobre uma casa no Setor Santos Dumont, em Goiânia, nesta segunda-feira (13). O piloto, de aproximadamente 60 anos, foi encontrado consciente e com escoriações leves, sendo levado ao Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Devido ao vazamento de combustível, o Corpo de Bombeiros de Goiás isolou a área e trabalhou para prevenir incêndios e explosões. A aeronave, um Seamax M-22 experimental de 2008, é classificada como avião de pequeno porte e construção amadora, autorizada apenas para voos diurnos visuais.
O piloto, um homem de aproximadamente 60 anos, foi encontrado fora da aeronave, consciente, sentado e com escoriações leves. Ele apresentou apenas um corte com leve sangramento na cabeça e foi levado ao Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).
Devido ao vazamento de combustível, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) isolou a área e trabalhou para eliminar riscos de incêndio e explosão. Segundo os bombeiros, testemunhas relataram que o piloto sofreu apenas escoriações e estava bem no momento do socorro.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) foram acionados para realizar a investigação inicial do acidente.
A aeronave envolvida é um monomotor anfíbio experimental Seamax M-22, fabricado em 2008, registrado sob a matrícula PU-DNA. Com capacidade para dois ocupantes, é classificado como construção amadora e autorizado apenas para voos VFR diurnos (visuais durante o dia). A aeronave não pode ser usada para transporte de passageiros ou taxi aéreo, e sua situação de aeronavegabilidade está registrada como normal.
O proprietário da aeronave é identificado como Maurício Braga de Araújo. O incidente será investigado pelas autoridades competentes para apurar as causas do acidente.
Nota da FAB:
“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informa que, nesta segunda-feira (13/10), investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) — órgão regional do CENIPA, com sede em Brasília (DF) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-DNA em Goiânia (GO).
Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação.