Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Palavras têm poder, e algumas delas podem ser especialmente destrutivas para um relacionamento amoroso. Segundo o psicólogo e autor Jeffrey Bernstein, casais que desejam manter um vínculo forte devem evitar o uso de três frases “tóxicas”: “você está exagerando”, “não é grande coisa” e “você é muito sensível”.
Em um artigo para a Psychology Today, Bernstein explica que, embora no início de um relacionamento as pessoas tendam a mostrar seu melhor comportamento, com o tempo, o relaxamento na convivência pode levar a respostas menos agradáveis. Se essas frases se tornarem um hábito, o relacionamento pode estar “destinado ao fracasso”, alerta o especialista.
O Impacto das Frases “Tóxicas”
Bernstein, autor do livro “Why Can’t You Read My Mind?”, detalha que, mesmo que a intenção seja acalmar a situação, essas respostas podem parecer “cruéis e fazer seu parceiro se sentir julgado”. Ele cita o exemplo de Lisa, que procurou aconselhamento por dificuldades em seu casamento com Aaron. “Ela me disse: ‘Nos primeiros anos, Aaron dizia que era louco por mim, mas nos últimos anos, ele só diz que eu sou louca quando tento conversar sobre coisas importantes em nosso relacionamento’”, relatou o psicólogo. O casamento de Lisa e Aaron terminou meses depois.
Outros Comportamentos Prejudiciais
Além das frases tóxicas, Bernstein destaca outros comportamentos que podem corroer a relação:
- “Manter placar”: Contabilizar mentalmente ações como “quem pediu desculpas por último, iniciou a intimidade ou arrumou a casa”. Para Bernstein, isso “provoca ressentimento e disputas de poder”.
- “Bloqueio” na comunicação: Recusar-se a conversar. O psicólogo adverte que, como “a marca registrada de qualquer relacionamento saudável é a capacidade de ter conversas calmas e construtivas, o bloqueio não é um bom sinal para o futuro do relacionamento”.
A chave para manter a saúde do vínculo amoroso, portanto, reside na comunicação construtiva e no respeito mútuo, evitando expressões e atitudes que diminuam o parceiro.
