Brasil

Chance de barragem se romper em Barão de Cocais cresce, diz secretário

O secretário do Meio Ambiente de Minas Gerais, Germano Vieira, afirmou nesta segunda-feira (20), que as chances de a barragem da Vale, em Barão de Cocais, está entre 10 e 15%. Germano ainda disse que o talude, que está a aproximadamente 2 km da barragem irá se romper.

“O rompimento do talude vai acontecer. Há uma questão imponderável se esse rompimento do talude na cava, se ele vai afetar a barragem. Isso não é possível precisar. Adianto para vocês que o consultor desta auditoria independente, que é uma empresa estrangeira, registrou que esta chance é de uma em dez ou uma em oito. O que levaria de 10% a 15% de probabilidade”, disse o secretário.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse durante a abertura do evento de lançamento de um plano de capacitação de agentes públicos para ações de segurança de barragens, que o estado vive “o pior momento possível” ao se referir à situação de tensão em Barão de Cocais.

Em nota, a Vale afirmou que, “não há elementos técnicos até o momento para se afirmar que o eventual escorregamento do talude norte da cava da mina Gongo Soco desencadeará gatilho para ruptura da barragem Sul Superior.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Defesa Civil do estado já fez pelo menos dois treinamentos com a população de Barão dos Cocais para simular os alertas que serão emitidos casa haja rompimento da barragem.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile