Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta sexta-feira (16), o ministro da Economia, Paulo Guedes, volta a se encontrar com empresários para debater sobre a reforma tributária. Para o encontro marcado em São Paulo, o ministro espera a presença de 30 grandes nomes do PIB.
Estão na lista de convidados nomes como Gabriel Kanner, do Instituto Brasil 200, Washington Cinel (Gocil) e Alberto Saraiva (Habib’s). O secretário da Receita Federal, José Tostes, e o assessor especial do ministro Guilherme Afif Domingos acompanharam o encontro.
A conversa é feita na mesma semana em que o relator da reforma do Imposto de Renda, Celso Sabino (PSDB-PA), apresentou seu novo relatório. O texto propõe corte de 12,5 pontos percentuais no tributo sobre as empresas (de 15% para 2,5%) e cobrança de 20% sobre os dividendos distribuídos aos sócios das companhias.
Guedes busca aprovação dos empresários para conseguir avançar com a proposta no Congresso. O presidente da Casa, Arthur Lira, jogou para depois do recesso do Legislativo a votação do texto, ou seja, em agosto.
Há 8 dias, o ministro havia feito uma roda de debate com empresários em São Paulo para debater a proposta original, elaborada pela equipe dele. Guedes ouviu muitas críticas.