Brasil

PF faz operação contra prefeitos acusados de corrupção no Paraná e Pará

Foto: Polícia Federal

Na manhã desta terça-feira (26), a Polícia Federal (PF) realiza uma operação que investiga crimes de corrupção em municípios do Paraná e do Pará. Cerca de 120 policiais federais cumprem 28 mandados judiciais na Operação Jaborandi, que investiga prefeitos, servidores públicos e empreiteiros em 6 municípios do Paraná (Umuarama, Boa Vista da Aparecida, Perobal, Três Barras, Santa Helena e Guaíra) e um do Pará (Uruará).

A operação é uma continuação da investigação iniciada há cerca de um ano após denúncias de que empreiteiros se reuniam com chefes dos poderes executivos locais para fraudar licitações envolvendo obras nos municípios.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a PF, ao longo das investigações foram identificadas ao menos duas organizações criminosas “estruturalmente ordenadas e com atuações bem definidas” que se reuniam com anuência dos prefeitos para direcionar licitações, superfaturar valores e, posteriormente, pulverizá-los entre os agentes públicos e empresários que participavam do esquema.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, fraude ao caráter competitivo de procedimento licitatório, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas, somadas, podem chegar a 62 anos de reclusão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile