Brasil

PMs do Rio de Janeiro começam a usar câmera no uniforme

Policiais militares do Rio de Janeiro (PMs RJ) começaram a usar câmeras nos uniformes desde a manhã desta segunda-feira (28). O equipamento será disponibilizado inicialmente em nove batalhões.

O início do uso das câmeras foi oficializado em uma cerimônia com a presença do governador Cláudio Castro e do secretário de PM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O equipamento não vem para vigiar ninguém, não vem para punir ninguém. É um equipamento de proteção, de garantia da legalidade, para comprovar a excelência do serviço da PM no estado do Rio de Janeiro”, disse Pires.

Como vai ser

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nessa 1ª etapa, os equipamentos, que ficam acoplados aos uniformes, começam a ser usados por policiais militares dos seguintes batalhões e unidades:

  • 2º BPM (Botafogo);
  • 3º BPM (Méier);
  • 4º BPM (São Cristóvão);
  • 6º BPM (Tijuca);
  • 16º BPM (Olaria);
  • 17º BPM (Ilha do Governador);
  • 19º BPM (Copacabana);
  • 23º BPM (Leblon);
  • 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (Laranjeiras).

A gravação das ações da PM deveria ter começado no dia 16 deste mês. Por causa do atraso, a empresa L8 Group, responsável pelo fornecimento do sistema foi notificada. A empresa afirmou que enfrentou dificuldades com a infraestrutura de telefonia para fazer a conexão com os batalhões mais distantes e que está “dentro do prazo contratual”.

A expectativa era que as unidades operacionais da Polícia Militar estivessem usando as 8 mil câmeras até o final do primeiro semestre deste ano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A L8 Group informou, por nota, que enfrentou problemas com a infraestrutura de telefonia e que as câmaras estão “sendo instaladas nos batalhões dentro do prazo contratual”.

A instalação faz parte do Programa Estadual de Transparência em Ações de Segurança Pública e Defesa Civil e busca fiscalizar a atuação dos agentes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A lei para que o uniforme policial no RJ tenha câmera foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) em junho do ano passado, mas já existe uma lei — promulgada há 12 anos — que obrigava o uso de câmeras em carros da polícia, mas que, na prática, não estava em execução.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile