Brasil

Folha de S.Paulo apaga ‘orçamento secreto’ e substitui por ’emenda de relator’

O jornal Folha de São Paulo alterou o título de uma reportagem de setembro deste ano, intitulada “Saiba o que é e como funciona o orçamento secreto” para “Saiba o que é e como funciona a emenda de relator”.

A mudança viralizou nesta sexta-feira (04) e virou alvo de críticas nas redes sociais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O termo “orçamento secreto” era amplamente utilizado para acusar o presidente Jair Bolsonaro (PL) de um suposto esquema de corrupção com compra de apoio parlamentar.

O jornal foi criticado na quinta por publicar uma reportagem com o título “Pacheco defende acordo entre Poderes para manter emendas de relator, criticadas por Lula”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Folha começou a responder leitores afirmando que sempre usou o termo “emendas de relator”: “Caro leitor, obrigado pelo contato. A Folha sempre usou emendas do relator em sua cobertura noticiosa. O termo orçamento secreto é usado por colunistas de opinião”.

Porém, é possível conferir em registros oficiais que o jornal também usou o termo “orçamento secreto” em reportagens informativas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em um desses textos, a Folha alterou o título e não comunicou seus leitores. O que desmente a afirmação feita ontem para internautas.

A reportagem da Folha com o título antigo se encontra neste link: https://web.archive.org/web/20220908160557/https:/www1.folha.uol.com.br/poder/2022/09/saiba-o-que-e-e-como-funciona-o-orcamento-secreto.shtml

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Confira a mudança feita pelo jornal:

             

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile