Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Desde quando o assumiu o cargo no governo Lula, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA) viu seu nome envolvido em diversas denúncias. Os escândalos envolvendo o nome de Juscelino Filho impactaram o governo Lula e dividiram aliados. Apesar disso, ele segue no cargo.
Na quarta-feira (26), a coluna de Rodrigo Rangel, do portal Metrópoles, trouxe a denúncia de Magno de Oliveira, um blogueiro, tem 13 mil seguidores no Instagram, que mora em Vitorino Freire, no Maranhão. De acordo com a publicação, o blogueiro, que costuma fazer críticas à família de Juscelino Filho, foi à polícia denunciar que está sendo ameaçado de morte por pessoas ligadas ao ministro.
Ainda conforme o jornalista Rodrigo Rangel, Popular na cidade, o blogueiro mantém perfis nas redes sociais nos quais faz oposição à família ministro das Comunicações, que há anos domina a cena política local. O pai do Juscelino Filho, uma espécie de coronel na região, foi prefeito. Hoje o cargo é ocupado por Luanna Bringel, irmã de Juscelino.
Uma das ameaças foi feita por um funcionário da prefeitura ligado à família de Juscelino Filho — nas redes, esse mesmo funcionário aparece em dezenas de fotos ao lado de Juscelino e da prefeita Luanna Bringel.
Em março, logo após fazer mais um post com menção ao ministro das Comunicações, o blogueiro recebeu dois áudios e nove mensagens de Romerito da Conceição, funcionário amigo da família de Juscelino Filho, contendo o que ele classificou como ameaças.
“Procura que você acha, viu?”, dizia. “Se tu marcou o (perfil de) Juscelino Filho (na publicação) eu quero que ele veja isso aí. Um dia desses um cara ia te matando com uma facãozada na cara que uma hora ou outra tu vai achar para ti. Tu vai achar e vai ser bem empregado para ti. Aí agora tu tá procurando conversa com Juscelino Filho. Eu acho que tu agora vai se banhar direitinho”, disse ainda o amigo da família do ministro, em um dos áudios.
“Vish, rapaz, já apareceu outro jornalista. Esse aqui é fácil de resolver, que mora por aqui mesmo. Os outros (jornalistas) era mais ruim, porque era de longe (sic). (…) Acho que esse (referindo-se a Magno) tá querendo ganhar… querendo um ‘pin pin'(sic)”, escreveu Romerito, comparando a situação do blogueiro à de repórteres de fora do Maranhão que haviam publicado, dias antes, reportagens com denúncias contra Juscelino Filho.
Eis o áudio:
➡️Blogueiro acusa grupo do ministro das Comunicações de ameaçá-lo de morte
Com medo, crítico ferrenho da família de Juscelino Filho teve que deixar o Maranhão. Boletim em que ele denunciou as ameaças sumiu Leia na coluna de @rodrigo_rangel: https://t.co/oRN2CTR7lT pic.twitter.com/Y018ki1sPL
— Metrópoles (@Metropoles) April 27, 2023
Romerito Conceição, o funcionário da prefeitura que mandou os áudios e mensagens para o blogueiro, chegou a dizer que é amigo da família da prefeita, mas depois recuou. Ele disse ser apenas “conhecido”, apesar de aparecer em diversas fotos ao lado de Luanna Bringel e do próprio Juscelino. À reportagem, ele negou a intenção de ameaçar o blogueiro.
“O ministro declara que desconhece o caso e, portanto, não pode ser responsabilizado por fatos de terceiros”, disse a assessoria do Ministério das Comunicações.