Brasil

Cidade de SP registra menor temperatura mínima média do ano

(Pixabay)

D acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, órgão ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), nesta segunda-feira (15), foi registrada a menor mínima média do ano com 10,9°C. A cidade segue em estado de atenção para as baixas temperaturas desde às 11h de quinta-feira (11), decretado pela Defesa Civil Municipal.

“Essas baixas temperaturas são típicas do outono, que é uma estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno, frio e seco. O que ocorreu nesta segunda-feira (15) foi que a atuação de uma massa de ar mais frio provocou queda nas temperaturas na cidade”, explica o meteorologista do CGE, Michael Pantera.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A menor mínima absoluta, aquela registrada em um único local, desta segunda-feira (15), ocorreu em Parelheiros, Zona Sul, com 7,3°C, porém não foi a menor absoluta do ano, que permanece de 21/04/2023 com 5,6°C, no bairro de Engenheiro Marsilac, Subprefeitura de Parelheiros na Zona Sul.

Anterior a esse dado, a menor mínima média na cidade havia ocorrido em 21/04/2023 com 11,3°C. A média de temperatura mínima esperada em maio é de 14,5°C e a média de temperatura máxima esperada para o mês é de 23,5°C.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com dados do CGE, que mantém informações de temperatura desde 2004, a menor mínima média na cidade, já registrada em um mês de maio, ocorreu em 20/05/2022 com 6,3°C. Já a menor mínima absoluta, aquela ocorrida em um único local, já registrada em um mês de maio, foi em 27/05/2020 com 1°C em Engenheiro Marsilac, Zona Sul.

Já a menor mínima média de todo o histórico do CGE da Prefeitura de São Paulo, desde 2004, ocorreu em 30/07/2021 com 3,2°C de média na cidade. E a menor mínima absoluta, aquela registrada em um único local, de todo o histórico, foi registrada também em 30/07/2021 com -3°C em Parelheiros, Zona Sul.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Os próximos dias devem apresentar sol entre nuvens, com temperaturas baixas nas madrugadas e em gradativa elevação no decorrer do dia”. Não há previsão de chuvas. Devido ao tempo seco é importante ficar atento aos baixos índices de umidade relativa do ar que devem marcar até 30%”, comenta Pantera, meteorologista do CGE.

A terça-feira (16) ainda deve começar gelada, com formação de neblina e mínimas em torno dos 12°C. No decorrer do dia o sol favorece a elevação das temperaturas, com máximas que podem chegar aos 24°C e índices de umidade atingindo valores próximos aos 30%. Não há previsão de chuva.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na quarta-feira (17) o sol aparece entre nuvens com temperaturas em gradativa elevação no decorrer do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 12°C e máximas de 23°C. Não há condição de chuva para a Grande São Paulo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile