Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (14) a Operação Nephelos, que desarticulou uma quadrilha especializada no tráfico internacional de drogas e armas a partir do Porto de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
A operação foi resultado de investigações que começaram a partir da apreensão de 342 quilos de cocaína no porto de Itaguaí, em abril de 2021. A droga estava armazenada em toras de madeira que se encontravam no interior de um contêiner com destino à Europa.
As investigações da PF apontaram que a quadrilha possuía uma estrutura permanente para enviar entorpecentes e armas a países da Europa e da África. A estrutura incluía a utilização de empresas de fachada, agentes corruptos e técnicas sofisticadas para burlar as fiscalizações portuária e aduaneira.
A operação cumpriu 26 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva nos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Itaguaí, Itaboraí, Angra dos Reis e Santos (SP).
Foram apreendidos diversos itens relacionados ao tráfico de drogas e armas, incluindo drogas, armas, munições, veículos, cavalos, lanchas e imóveis.
Os envolvidos estão sujeitos a penas que, somadas, chegam no mínimo aos 17 anos de reclusão, com potencial para ultrapassar 45 anos de reclusão.