Brasil

Calorão extremo vem aí: veja as cidades mais afetadas

Uma nova onda de calor deve atingir o centro-sul do Brasil a partir desta quarta-feira (13). De acordo com a empresa de meteorologia MetSul, uma massa de ar muito quente virá do norte da Argentina e do Paraguai para os estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do país, provocando temperaturas acima ou “muito acima” dos padrões desta época do ano.

Os termômetros devem disparar e alcançar marcas próximas ou acima dos 40ºC, diz a empresa. “Os maiores desvios da climatologia histórica tendem a se dar no sul do país, em particular no Rio Grande do Sul”, informa a MetSul.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os termômetros devem atingir marcas próximas ou superiores a 40ºC, com os maiores desvios da climatologia histórica concentrados no sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul, de acordo com a MetSul. Em Porto Alegre, a temperatura mais alta prevista pela agência Climatempo ocorrerá no próximo domingo (17), com mínima de 24ºC e máxima de 37ºC, principalmente nas tardes. O Rio de Janeiro verá temperaturas mais elevadas na sexta-feira (15), com mínima de 23ºC e máxima de 37ºC, enquanto Belo Horizonte, no mesmo dia, terá variação de 19ºC a 33ºC, e Vitória, entre 22ºC e 33ºC.

A MetSul destaca mudanças nos padrões climáticos no Centro-Oeste, onde, embora o verão seja normalmente chuvoso, as temperaturas em dezembro surpreenderão. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul experimentarão calor semelhante ao da primavera, com Cuiabá prevendo mínima de 24ºC e máxima de 38ºC na sexta-feira. A região interiorana de São Paulo também enfrentará alterações meteorológicas, com São José do Rio Preto, Bauru e Araraquara registrando temperaturas elevadas e possíveis pancadas de chuva.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em São Paulo:

  • Quarta-feira (13): mínima de 16ºC e máxima de 28ºC;
  • Quinta-feira (14): mínima de 19ºC e máxima de 30ºC;
  • Sexta-feira (15): mínima de 20ºC e máxima de 30ºC;
  • Sábado (16): mínima de 21ºC e máxima de 30ºC;
  • Domingo (17): mínima de 20ºC e máxima de 31ºC;
  • Segunda-feira (18): mínima de 21ºC e máxima de 32ºC;
  • Terça-feira (19): mínima de 22ºC e máxima de 31ºC.

O texto alerta ainda para os efeitos do El Niño, evidenciando que o fenômeno, mais forte nesta temporada, deve persistir até abril de 2024, contribuindo para eventos extremos no Brasil, como ondas de calor, estiagem na Amazônia e temporais no Sul. A expectativa é que esses eventos climáticos atípicos, impulsionados pelo aquecimento global, ocorram com maior frequência e intensidade nos próximos meses.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile