Brasil

Inmet alerta risco de temporais atingirem partes do RS, SC, PR e SP

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (18), um novo alerta de perigo de tempestades para quatro estados do Sul e Sudeste do Brasil. O aviso vale para o Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, e tem validade até a manhã desta sexta-feira (19).

De acordo com o Centro Virtual Para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos, em São Paulo, há grandes chances de chuvas e ventos intensos atingirem o extremo litoral sul. No Paraná, o alerta compreende todo o litoral, além da região metropolitana de Curitiba e as regiões centro-oriental, centro-sul, norte-central e Norte Pioneiro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em Santa Catarina, a área de influência das novas tempestades abrange a Grande Florianópolis, além do Vale do Itajaí e as regiões norte e sul catarinense. Já no Rio Grande do Sul, estado já bastante afetado pelas chuvas dos últimos dias, o alerta vale para a região metropolitana de Porto Alegre; Noroeste e Nordeste Rio-Grandense.

Os meteorologistas do Inmet alertam que, além do risco de queda de granizo, pode chover entre 30 e 60 milímetros/hora em todas áreas citadas, enquanto os ventos podem atingir até 100 quilômetros/hora. Esses valores podem causar estragos, como corte de quedas de árvores e alagamentos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em caso de tempestade, é importante tomar alguns cuidados para evitar acidentes. Se surpreendidos nas ruas por fortes rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores. Se necessário parar seus veículos, motoristas também devem evitar estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda (outdoor). Em casa, é recomendável desligar aparelhos elétricos, tirando os plugues da tomada.

Ajuda ou orientações podem ser obtidas com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile