Brasil

Monitor da Violência: Assassinatos caem 4% no Brasil em 2023

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O número de assassinatos no Brasil caiu 4% em 2023 na comparação com 2022, aponta a edição final do levantamento periódico realizado pelo Monitor da Violência, que é uma parceria do site g1 com o NEV-USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O levantamento sobre o Brasil contabiliza as vítimas de homicídios dolosos (incluindo feminicídios), latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte. Mortes decorrentes de violência policial não entram na conta.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Essa queda é a 3ª consecutiva e, novamente, a menor da série histórica (iniciada em 2007) do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

A maioria (21) das unidades da federação registrou menos assassinatos em 2023 do que em 2022, de acordo com o Monitor. Cinco (Amapá, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Maranhão) tiveram alta e uma (Ceará), estabilidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O índice de assassinatos por 100 mil habitantes do Brasil, indicador usado internacionalmente para medir a violência, também caiu, passando de 20,3 em 2022, para 19,4 em 2023.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile