Brasil

RS: Após novas chuvas, Guaíba volta a ultrapassar nível da enchente histórica de 1941

Foto: Reprodução/YouTube

Após intensas precipitações no Rio Grande do Sul, o Rio Guaíba elevou-se a patamares jamais vistos desde a grande enchente de 1941. Na manhã desta segunda-feira (13), o rio alcançou a marca de 4,78 metros, superando em três centímetros o recorde anterior de 4,75 metros estabelecido naquela fatídica inundação.

Após o pico de 5,33 metros em 5 de maio deste ano, desencadeado pela primeira onda de chuvas, o Guaíba experimentou uma breve queda, estabilizando-se em 4,57 metros. Entretanto, uma nova frente fria que atingiu Porto Alegre e outras áreas do estado no último sábado (11) fez com que o rio voltasse a subir.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Sala de Situação, alerta que há projeções indicando que o nível do Guaíba poderá alcançar entre 5,50 e 5,60 metros nos próximos dias. Caso se concretize, este evento representará uma nova marca histórica de cheias, com potencial para desencadear mais inundações na capital gaúcha.

Atualmente, o rio encontra-se 1,78 metros acima do seu nível de inundação, estabelecido em 3 metros. Previsões da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), divulgadas no domingo (12), indicam que o nível das águas poderá atingir a marca de 5,5 metros nos próximos dois dias.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile