Brasil

Governo do RS Lança Plataforma para Conectar Demandas de Abrigos a Doadores

O governo do Estado disponibilizou nesta quinta-feira (16/5) uma nova plataforma que promete facilitar a conexão entre as demandas de abrigos e instituições que estão ajudando vítimas das enchentes, e a população e empresas dispostas a contribuir. A iniciativa, desenvolvida gratuitamente pela startup WideLabs, é uma parceria com o governo gaúcho por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).

A principal função da ferramenta é permitir que espaços atendendo às vítimas das inundações possam se cadastrar e informar suas necessidades específicas. Dessa forma, interessados em ajudar poderão visualizar os pedidos, entrar em contato e direcionar suas doações de maneira eficaz.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A titular da Sict, Simone Stülp, ressaltou a importância da precisão nas doações: “Esse sistema trará muita agilidade e acerto nas doações encaminhadas pela população gaúcha. Acreditamos que estabelecer esse fluxo é muito importante para que os itens certos cheguem aos locais com aquela demanda específica. A população gaúcha já está dando um show de solidariedade, o que nos enche de orgulho, e essa ferramenta pretende facilitar o processo”.

Nelson Leoni, CEO da WideLabs, destacou que o movimento de solidariedade que tomou conta do Brasil foi uma grande inspiração para o projeto. “Nós nos sentimos compelidos a ajudar com o que sabemos fazer, que é a utilização de tecnologia e de inteligência artificial. Ficamos felizes em contar com Oracle e Supernova, que são parceiros no projeto. A plataforma vai reunir as necessidades das instituições em tempo real, garantindo a celeridade e evitando fraudes durante esse processo tão essencial”, afirmou Leoni.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Funcionamento da Plataforma

A plataforma foi criada para ser um espaço onde abrigos, organizações não governamentais e outras instituições possam se cadastrar e indicar os itens de que precisam, como água, fraldas, produtos de limpeza, roupas e cobertores. Haverá uma checagem prévia para garantir que cada instituição esteja realmente atuando em prol das vítimas das enchentes.

Uma vez que as informações estejam no ar, doadores poderão visualizar as demandas e escolher as solicitações que desejam atender. Assim que uma demanda for suprida, as instituições devem atualizar o site, evitando a sobreposição de doações. Os próprios abrigos também poderão trocar doações entre si, se necessário.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O link para cadastro das instituições estará disponível no site SOS Enchentes, na seção “Doações em Geral”. O portal reúne informações úteis para a população durante esta calamidade pública.

Criação da Plataforma

A necessidade de uma plataforma como esta foi identificada pelo gabinete do deputado estadual Thiago Duarte, que reconheceu a complexidade logística das demandas. Ele procurou a WideLabs, conhecida por suas soluções tecnológicas inovadoras. A empresa ofereceu o serviço de forma gratuita, e, após reuniões com o governo, um grupo de trabalho foi formado para implementar a ferramenta.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A importância da plataforma não pode ser subestimada. Ela permite uma gestão eficiente e transparente das doações e das necessidades das instituições, garantindo que a ajuda chegue a quem realmente precisa, no momento certo. Esse é um passo fundamental para fortalecer nossa capacidade de resposta e resgatar a dignidade dos gaúchos afetados pelas adversidades”, destacou o deputado Thiago Duarte.

A iniciativa representa um avanço significativo na gestão de crises, mostrando como a tecnologia pode ser aliada fundamental na coordenação de esforços humanitários.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile